21 Agosto 2018
Manter as lentes de contato por muito tempo nos olhos pode causar todos os tipos de problemas oculares - infecções, úlceras e, em casos extremos, um amontoado de amebas que ‘comem’ os globos oculares.
Mas jogar as lentes fora da maneira errada, ao que parece, também é uma má ideia. O uso de lentes de contato - por cerca de 45 milhões de americanos - é arriscado e pode prejudicar a vida dos peixes nos oceanos.
A reportagem é de Gwynn Guilford, publicada por Quartz, 19-08-2018. A tradução é de Victor D. Thiesen.
Uma nova pesquisa apresentada na reunião da Sociedade Americana de Química em Boston, no domingo, decretou sinal de alerta para a população sobre os danos que todas as lentes de contato causam depois que são jogadas no vaso sanitário ou na pia. Muitas passam por filtros destinados a evitar que o lixo escape das estações de tratamento de esgoto, e assim, podem afundar nos oceanos, onde apresentam riscos para os peixes.
Os pesquisadores testaram como 11 tipos de lentes se mantém em instalações de tratamento de águas residuais e descobriram que elas podem se fragmentar em pequenos pedaços de plástico, aumentando a poluição de microplástico que está cada vez mais presente nos oceanos e em outras vias fluviais. Além disso, os fragmentos de plástico podem absorver grandes volumes de poluentes durante sua jornada pelo esgoto - que acabam sendo ingeridos por peixes e outros animais.
À medida em que peixes maiores comem peixes menores que estão poluídos, entram no ciclo da cadeia alimentar e acabam chegando à comida humana. E não apenas nos sushis, mas também em diversos produtos, desde a cerveja ao sal de cozinha. Em teoria, essas lascas de lentes de contato no esgoto também poderiam ferir os corais. Um estudo recente descobriu que os microrganismos transportados por microplásticos que, em seguida, se prendem a um único coral, podem causar a perda de toda a qualidade dos recifes e uma varredura semelhante à da gangrena.
Isto é preocupante pois, em uma pesquisa anônima, se descobriu que 19% dos usuários de lentes de contato descartam suas lentes no vaso sanitário ou as jogam no ralo da pia. E, embora pareçam insignificantes quando não são mais úteis, elas se somam à outras milhares de lentes. Os pesquisadores estimaram que de seis a dez toneladas de lentes acabam em águas residuais a cada ano nos Estados Unidos. É necessário sim se desfazer das lentes, porém da maneira correta - no lixo.